quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lendo um livro lentamente

Numa livraria, no aeroporto de Brasília, comprei um livro que venho lendo nestas idas e vindas. Chama-se Pequenas Palestras sobre Grandes Temas - Ensaios sobre a Vida Cotidiana. É o tipo de livro que gosto de ler, pois tem uma linguagem clara, objetiva, certeira. Ele desmistifica temas como a mentira, os enterros, o tédio, o riso, os estereótipos nacionais e outros mais de 20 temas. Vou lendo os temas na sequencia e não pelo meu interesse imediato. Mas, naquela de folhear, acabei passando os olhos em um parágrafo do capítulo que fala sobre liberdade. E não é que eu fiquei uma viagem todinha, de 2h e 20 minutos, pensando nisso?! Kotakowski, o autor, teoriza que para viver em um mundo em que tudo é permitido, deve haver uma lei que determine isso. Então, onde não existe lei não existe liberdade. A liberdade em nosso mundo, então, é sempre restrita e só pode existir onde algo é permitido e algo mais é proibido. Deixando o filosofês de lado, sempre fico pensando no meu cotidiano quando leio este tipo de teoria. Demoro mais pensando do que lendo o livro. Penso nas minhas rotinas, na minha casa, no meu trabalho, nas pessoas em volta, naquilo que quero pra mim. E como meus amigos estão sempre presentes por aqui, dei uma viajada (no sentido figurativo) e fiquei pensando nesta relação do que é proibido e do que é permitido. Qual deles se encaixaria nos seguintes perfís:

- Qual deles acha que o que não é proibido é permitido?

- Qual deles acha que tudo é permitido, inclusive aquilo que é proibido?

- Qual deles acha que tudo é proibido, inclusive aquilo que é permitido?

Isso longe de querer rotular meus queridos amigos, inclusive a mim que me enquadro lá na primeira opção... Mas, acho bom fazer este exercício de trazer a teoria para a prática.C'est ma vie.

O que ficou de tudo isso: acredita que o ar condicionado daqui quebrou há uma semana e não encontro ninguém para consertar?

Inté.

X.

Um comentário:

Nandinho disse...

''Qual deles acha que tudo é permitido, inclusive aquilo que é proibido''

#ficadica.

=]